top of page

Histerossalpingografia: o tal exame das trompas


Muita gente não sabe, mas eu levei cerca de 1 ano e meio para conseguir engravidar. No começo eu achava que era só parar a pílula que já engravidaria... com muitas mulheres é assim de fato, mas comigo não foi.

Após 1 ano tentando e tentando, meu médico pediu esse exame: Histerossalpingografia. Eu não conseguia nem pronunciar. Ele me explicou rapidamente que se tratava de um exame das trompas, para ver se não tinha nada bloqueando a passagem do esperma.

Eu, muito ingênua e sem pesquisar, marquei o exame na minha cidade mesmo, no interior de SP. Na clínica fui informada como seria o procedimento (depois vim a saber que outros laboratórios não fazem dessa maneira há mais de 30 anos). Eles abriam meus lábios vaginais com uma pinça e introduziam um cano, relativamente grosso até o meu útero para de lá jogarem o contraste de iodo, para que esse contraste passasse pelas trompas.

O problema é que como foi feito pelo método antigo, e o médico não foi nada cuidadoso, cada pinçada dele doía muito, e fui ficando mais nervosa... depois de meia hora ele veio e me disse que não tinha conseguido fazer o exame pois meu colo do útero estava muito fechado. Eu nem sabia direito o que isso queria dizer, e foi exatamente isso que ele escreveu no laudo para meu médico. Fiquei arrasada.

Enviei esse laudo para meu médico e na hora ele me disse: “Ah, deve ser por isso que você não está conseguindo engravidar, seu colo do útero é muito fechado e o espermatozoide não consegue passar por ali. Sugiro que você procure um especialista em fertilização.” OOOOOOiiiiiiii????????????? Como assim??????????

Mais uma vez fiquei arrasada.

Então fui procurar outro médico, outro ginecologista, pois não me convenci que com apenas 1 ano de tentativa e 1 laudo de um médico que faz um exame arcaico eu deveria pagar 20 mil reais em uma fertilização.

O novo médico me pediu para refazer esse exame. E dessa vez fui procurar saber mais sobre isso, e marquei Fleury em SP. Muita gente me falava que o Fleury era o melhor laboratório que existia, e lá fui eu conferir. Posso afirmar que é verdade! O médico que ia realizar o procedimento me explicou como seria feito o exame, me contou que o que eu tinha feito antes não era mais feito há 30 anos e que eu não ia sentir nada. Dito e feito, ele introduziu um cano anos luz mais fino que o do outro laboratório e eu não senti nada, nem na hora que o contraste saiu pelas minhas trompas.

Resultado: tudo ótimo com minhas trompas e a partir da data do exame nos próximos 3 meses você tem 3 vezes mais chances de engravidar!

Sempre sempre sempre pesquise antes de realizar um exame!!

Histórias de mãe para mãe

bottom of page