top of page

Amamentação sob livre demanda


Quando entramos no tópico amamentação, muitas polêmicas e palpiteiros de plantão aparecem. Se você é uma mãe de primeira viagem e ainda não conhece o caminhos das pedras no que se refere ao quanto de fome meu filho pode sentir, quanto tempo ele mama ou de quantas em quantas horas devo amamentar, acho que você deve em primeiro lugar observar bem seu filho para tirar suas próprias conclusões.

Cada bebê é diferente e o que deu super certo para um não necessariamente vai funcionar com o outro, especialmente na questão da amamentação.

O que antigamente se pregava era que o bebê deveria mamar de 3 em 3 horas, que ele deveria seguir horários desde que nasce e que não deveríamos ser flexíveis nesse quesito. Mas o tempo passa, estudos são feitos e as coisas mudam.

A amamentação sob livre demanda é aquela amamentação que você dá sempre que o seu filho pedir. A questão é.. como sei se meu filho quer mamar? Nos primeiros meses a resposta seria: tentando. No começo a gente sempre vai pela tentativa e erro até começar a conhecer o choro do bebê. Mas será que está correto amamentar sem impor limites? Não sei, não sei mesmo e não sei as consequências que isso pode trazer para o bebê e para a mamãe.

Posso falar pela minha experiência apenas.. nunca fui muito fixa a horários, mas meu filho na grande maioria dos dias mamava de 3 em 3 horas por seu próprio pedido (choro básico de fome). É claro que nesse intervalo ele também chorava para dormir, ou porque estava com a fralda suja.. esse tipo de coisa. Mas fome mesmo era geralmente de 3 em 3 horas. O que me deixava numa posição muito confortável, pois era o período que eu sempre ouvia que deveria esperar para o bebê sentir fome.

Acredito que não devemos ser muito radicais em nada, nem em fixar tanto os horário e nem deixar muito solto (pois isso pode deixar a mãe completamente exausta - mais do que o normal). Acho que o mais importante é conhecer e respeitar as vontades do seu bebê, sem que isso o torne dependente do peito toda vez que tiver dor, ou sentir sono por exemplo. A amamentação sob livre demanda deve ser feita quando o bebê estiver com fome, e não apenas para que ele pare de chorar, pois as causas podem ser outras, e oferecer sempre o peito pode desencadear outras consequências no futuro.

Histórias de mãe para mãe

bottom of page